Durante o mês de julho o jovem Patrick Alexander Caumo Savaris (PP) assumiu a Câmara Municipal de Vereadores de Constantina, no lugar do vereador Almir Villa, devendo permanecer no Legislativo até o dia 11 de agosto. Na sua terceira passagem pela câmara, o jovem vereador apresentou indicações que visam beneficiar os universitários e empresas do município, produtores de leite, as crianças que frequentam a área de brinquedos da Praça Getúlio Vargas e os moradores do Bairro Taquaruçu.
O vereador solicitou para que o Executivo Municipal providencie junto à área de lazer da Praça Municipal Getulio Vargas, brinquedos para serem utilizados por crianças menores de cinco anos. Atendendo um pedido dos pais que frequentam o local, pois “atualmente os brinquedos que ali se encontram não são projetados para as crianças dessa faixa etária, os quais representam perigo para essas crianças, e exigem uma atenção redobrada dos pais e responsáveis”, ressaltou o vereador.
Patrick também solicitou que o Poder Público busque junto à RGE uma solução para os problemas na rede de energia elétrica do Bairro Taquaruçu. “A energia que chega em algumas residências é muito fraca, prejudicando o funcionamento de alguns equipamentos elétricos. A energia de qualidade é necessária em qualquer localidade, não só nos comércios e nas indústrias, mas também, as residências dependem de energia qualificada para que a família possa ter segurança e uma vida melhor”justificou o vereador.
Referente à agricultura, Savaris solicitou que o Executivo Municipal incentive e auxilie os agricultores do Município que trabalham e investem na produção de leite. Para que seja prestada, de forma gratuita, a inseminação artificial dos animais, contribuindo com a qualidade genética dos mesmos, aumentando a produção de leite e incentivando os produtores, sendo que o município terá dessa forma um maior retorno no ICMS. Patrick comentou que uma das maiores receitas das pequenas propriedades rurais provem da atividade da produção de leite, a qual contribui para que a receita do Município seja incrementada.“No entanto, para muitos que atuam na atividade e que ainda não estão totalmente estruturados, a inseminação representa um valor muito elevado, mas que é necessário para melhorar a genética e por consequência a produtividade. O Governo Municipal poderia buscar junto ao Ministério da Agricultura ou no Ministério do Desenvolvimento agrário recursos para esta finalidade”, enfatizou.
O vereador Patrick, que também é universitário, fez duas indicações para atender as necessidades dos estudantes do nível superior, sendo que o mesmo solicita que o Executivo Municipal elabore um projeto em parceria com as universidades da região, com o intuito de formar um núcleo de estágios em Constantina, oportunizando os universitários a realizarem estágios junto à secretaria de indústria e comércio, através de um trabalho de consultoria para as empresas do município. “Desta forma essa indicação estaria colaborando com os estagiários na questão do estágio supervisionado obrigatório e auxiliando as empresas de Constantina, as quais receberiam a visita dos universitários, que realizariam um serviço gratuito de consultoria nas mais diversas áreas, esclarecendo dúvidas e colaborando no desenvolvimento da empresa” complementou o vereador.
A outra indicação ligada aos estudantes realizada pelo vereador, trata do transporte universitário, onde solicita para que o Executivo Municipal reveja e aumente o valor repassado para a AUCC, recurso esse, que é usado para as despesas de transporte dos universitários de Constantina, que são associados a essa instituição. Da mesma forma que seja regulamentada a Lei (Art. 131, parágrafo único da Lei Orgânica do Município), que obriga o Município a repassar 1% do seu orçamento para tal finalidade.
Savaris disse que atualmente o valor repassado pelo Município para a AUCC é considerado baixo, pois o número de universitários que são sócios e que utilizam o transporte oferecido é grande, e a cada semestre aumenta mais. “Sendo que o Poder Público Municipal não leva em conta o grande número de universitários de Constantina que se beneficiam desse recurso. Os quais poderiam receber um aumento significante por parte da administração municipal, a qual deve dar uma atenção especial aos jovens que utilizam desse transporte para aprimorar os estudos e buscarem uma formação acadêmica”. O legislador do PP espera contar com o apoio dos universitários e da direção da AUCC, para que as indicações apresentadas sejam aprovadas na sessão do dia 4 de agosto e que venham a beneficiar a comunidade constantinense o mais breve possível.