A deputada Silvana Covatti marcou uma audiência com o governador Tarso Genro para o dia 26 de setembro, segunda-feira. Neste encontro, a parlamentar e o deputado federal Vilson Covatti vão acompanhar uma comitiva de Nonoai e região, que pretende apresentar um projeto de turismo religioso desenvolvido no município.
Silvana explicou que a iniciativa visa divulgar a história dos beatos Padre Manoel Gomez Gonzales e do coroinha Adílio Daronch. Os dois viveram na região e foram brutalmente assassinados em Três Passos , no ano de 1924, quando realizavam uma cruzada religiosa, celebrando missas, casamentos, batizados e administrando os sacramentos da Igreja Católica. “Os dois já foram santificados pela fé popular e a canonização oficial está em processo”, disse a parlamentar. Desde 1964, realizam-se todos os anos, sempre no terceiro domingo do mês de maio, a Romaria Penitencial ao Santuário Nossa Senhora da Luz e dos Servos de Deus, como são chamados os dois beatos.
Uma rota turística entre Nonoai e Três Passos será apresentada ao governador. Um dos atrativos que serão construídos como parte deste roteiro são monumentos em homenagens aos beatos nas proximidades da RS 406. Segundo Silvana, a região possui um grande potencial para o turismo religioso. Além disso, a deputada lembra que no Plano Plurianual aprovado ontem (15/09), na Comissão de Finanças, estão ações para esta área.