Conforme estudos efetuados pelo Vereador e atual Presidente da Câmara Municipal Hermes Alievi, a tabela de cálculo do IPTU foi reestruturada no ano de 1994. A atribuição dos valores do imóvel para efetuar a apuração do valor do IPTU, leva em consideração apenas a infra-estrutura e serviços existentes no local.
Exemplo: se enfrente ao imóvel (casa ou terreno) tem água potável, luz elétrica, iluminação pública, recolhimento de lixo, arborização e pavimentação com calçamento ou asfalto.
Por que precisa mudar? Ocorre, relata Hermes Alievi, que uma casa localizada no bairro mais distante do centro, desde que tenha na rua de acesso pavimentação asfáltica, paga o IPTU, pelo sistema vigente, o mesmo valor por metro quadrado de área construída, de uma casa localizada no centro da cidade, não levando em consideração o valor do imóvel.
Hermes Aleivi cita como exemplo: Uma casa localizada no Bairro Taquaruçu, próximo ao CTG, onde tem pavimentação asfáltica, paga o IPTU igual a quem tem uma casa no centro da cidade. A regra só é diferente para os imóveis que contornam a praça. O propósito do Vereador Hermes Alievi é levar em consideração a valorização imobiliária, mantendo a atual tabela para os imóveis próximos ao centro, e diminuir o valor dos imóveis localizados nos bairros, mesmo que tenham pavimentação asfáltica.
Está proposta do Vereador Hermes Alievi que defende a necessidade urgente de reavaliar o sistema de cálculo do IPTU do Município foi apresentada ao Prefeito Municipal em audiência realizada com o Poder Executivo.
O Vereador Hermes Aleivi se coloca a inteira disposição dos contribuintes para esclarecer o problema e aguarda agora a remessa de projeto de lei, por parte do Executivo Municipal, para apreciação da Câmara Municipal, visando a correção das distorções existentes na cobrança do IPTU.