TOP

Execução do Hino Nacional poderá ser obrigatória em jogos do Sistema Nacional do Desporto


           A execução do Hino Nacional poderá se tornar obrigatória na abertura de todas as competições esportivas nacionais organizadas pelas entidades do Sistema Nacional do Desporto. É o que prevê proposta relatada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e aprovada nesta terça-feira (30) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa e que deve seguir agora para análise da Câmara dos Deputados.



           Segundo o autor do projeto (PLS 517/09), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), dos Símbolos Nacionais Brasileiros, o Hino Nacional é um dos mais populares, embora sua letra seja ainda bastante desconhecida. Assim, conforme justifica, o projeto pretende trazer a composição para o cotidiano das pessoas, principalmente em momentos de eventos que despertam paixão no povo brasileiro, como é o caso do esporte.


           A relatora,
senadora Ana Amélia (PP-RS), concorda com Cristovam, e acrescenta, em sua justificativa, que a execução do Hino Nacional pode despertar ainda "valorização do sentimento de nacionalidade no país". Ela considera, no entanto, que a proposição, como está originalmente, obriga a execução do Hino em todas as competições nacionais, inclusive as de caráter privativo ou informais.



           Assim, ela apresentou emenda para limitar a execução do Hino apenas na abertura das atividades desportivas organizadas por entidades que integram o Sistema Nacional do Desporto, entre as quais as do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), e das federações e confederações e clubes esportivos.