A nova Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), formada por deputados e senadores, será instalada nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, na ala senador Alexandre Costa, no plenário 19, no Senado Federal. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) integra o grupo formado por 37 parlamentares - 27 deputados e 10 senadores.
Na oportunidade, também serão eleitos o presidente e dois vice-presidentes do colegiado. Os parlamentares representarão o Brasil em Montevidéu, sede do Parlasul, até a realização de eleições diretas para a escolha dos parlamentares brasileiros, que deverão ocorrer em 2014.
As sessões do parlamento, que não são realizadas desde o final de 2010, contam com a presença de representantes dos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a instalação do grupo brasileiro, uma nova sessão deverá ser marcada para o final de setembro.
O Parlasul é o órgão democrático de representação civil da pluralidade ideológica e política dos povos dos países-membros do Mercosul. Criado legalmente em 9 de dezembro de 2005, sua primeira sessão foi realizada em 7 de maio de 2007.
Afonso Hamm, originário da região da faixa de fronteira com o Uruguai, destaca a importância do Parlasul no que se refere aos debates para fazer interações de mercado, cultura e nos aspectos sociais e ainda estabelecer relações diplomáticas e comerciais e para tratar de todas as questões que se referem ao bloco econômico do Mercosul. “É importante desenvolvermos as fronteiras, integrá-las em todos os aspectos válidos para o Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, disciplinando as relações”, detalha o deputado ao acrescentar que as relações comerciais precisam ser aprofundadas, além da importância de estabelecer um entendimento pleno entre os países para garantir condições de expansão e interações de mercados.
http://www.afonsohamm.com.br/